quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Respira

Bom Dia :)

Quase passou um mês, que não escrevia nada aqui no blog, apesar de que quem segue a página Cuida Bem de Mim no facebook, pode ir seguindo com mais regularidade, o que ando a "magicar"!

Neste mês de Outubro, creio que já estamos todos mais que no ritmo do dia-a-dia, já encaixamos horários, já mudamos um pouco a nossa alimentação, para refeições de conforto, pelo menos aqui em casa tem sido assim, possivelmente, com os dias de chuva que já tivemos alguns até já foram tirar da gaveta as roupas mais quentes, já apetece outros programas, assim mais caseiros, como jogos de tabuleiro, etc.

Porém existe algo, muito importante e tão natural em nós que fazemos desde sempre mas que raramente prestamos atenção. Respirar. Quantas e quantas vezes nos esquecemos de respirar consciêntemente? Creio que só quando estamos perante uma situação de stress, e caimos em nós, é que pensamos parar, e muitas vezes acabamos por dizer: (no meu caso) "Calma Rita. Respira"... E depois desta respiração profunda, muitas vezes começam a aparecer soluções! Já aconteceu convosco?

Isto porquê? Porque ao tomar consciência da nossa inspiração e expiração, o nosso corpo e a mente estão a beneficiar de um efeito calmante, como há mais controlo sobre as emoções, o corpo acaba por responder com mais equilibrio. 

Ao respirar de forma profunda e consciênte, estamos também a levar um maior aporte de oxigênio para o sangue, estimulando a circulação sanguinea.

Fazemos melhor a digestão. Sim é verdade, isto porque a respiração adequada melhora a capacidade do corpo para digerir os alimentos, se o estomâgo recebe mais oxigênio, trabalha melhor. 

Tornamo-nos seres mais calmos, serenos e em paz conosco mesmos e com o mundo á nossa volta.

É algo tão simples, que podemos começar já hoje, agora!

Senta-te ou deita-te confortavelmente, toma consciência da tua respiração. Respira e Inspira. De-va-gar. Cal-ma-men-te. Agora sente cada parte do teu corpo, e deixa-o ficar mole e leve como se fosse uma pluma. Fica ai por uns segundos ou minutos, aquilo que sentires que faz sentido para ti. 

No final não te esqueças de inspirar e expirar novamente e calmamente e agradecer por esse bom momento e  por mais um dia. 

Esta é uma prática que podemos fazer assim que acordamos, antes de iniciar as nossas tarefas diárias.

Um abraço de luz
Rita







Sem comentários:

Enviar um comentário